Testamento, holding familiar e doação em vida: o que são e como se utilizar dessas ferramentas para proteger seu patrimônio e planejar a sucessão com segurança.
Muitos clientes chegam no escritório com dúvida sobre as diversas ferramentas de planejamento patrimonial e sucessório, então hoje vou te explicar algumas delas de forma simples.
Testamento:
De forma bem simples e resumida é um documento usado para você decidir em vida como quer que seus bens sejam distribuídos depois da sua morte.
No testamento, você pode dispor livremente da parte disponível (50% do seu patrimônio), pode estabelecer de forma igualitária, respeitando as regras da herança, a divisão dos bens da legítima (50% do patrimônio que deve ir para os herdeiros necessários), fazer reconhecimento de filhos, deixar legados, entre outras coisas.
É um instrumento versátil e que torna previsível como será a sucessão.
Holding:
Também em termos simples, a holding é uma empresa que você cria para proteger e organizar o patrimônio.
É indicada especialmente para famílias empresárias ou com alta renda de aluguéis pois em muitos casos traz economia tributária, organiza a sucessão evitando brigas familiares e facilita ou até evita o inventário.
Com uma estruturação bem feita, é possível trazer previsibilidade, evitar sócios indesejados, perda de patrimônio e continuidade da família e da empresa.
Doação com usufruto:
É quando você antecipa a herança, mas mantém o uso e fruição dos bens.
Sempre respeitando as regras da herança, é possível antecipar a sucessão em vida e manter o uso, gozo e livre fruição dos bens, garantindo o recebimento de aluguéis ou quaisquer outros frutos decorrentes do patrimônio doado, entregando tão somente a propriedade aos herdeiros sucessores.
Uma boa opção pra quem quer se planejar em vida, e quando bem estruturadas, além do usufruto, com cláusulas de impenhorabilidade, incomunicabilidade, inalienabilidade e reversão são uma excelente forma de sucessão.
Vale lembrar que para o planejamento sucessório eficiente não existe uma única ferramenta. Na maioria das vezes, a melhor saída é combinar estratégias.
Para saber qual a melhor combinação para o seu caso um advogado especializado pode te ajudar. Conte com a gente!



